Bem-vindo.

Beber com responsabilidade é importante para nós.

Está na idade legal para beber no seu país?

SimNão

A Vale Barqueiros promove o consumo responsável de álcool.

Vale Barqueiros

História

A História da Herdade de Vale Barqueiros remonta ao séc. XIV e tem as suas origens fortemente ligadas à Ordem de S. Bento de Aviz, fundada pela Ordem dos Templários. Nessa altura o Castelo de Seda, atualmente uma aldeia no Alto Alentejo, estava constantemente sob ameaça de ser atacado pois representava um marco importante do nosso país e um símbolo da independência. Devido a esta situação, a Ordem de S. Bento de Aviz ordenou que se fizesse uma reserva militar junto ao Castelo de Seda para que em caso de emergência pudessem socorrer a fortificação o mais rapidamente possível.

 

Foi então que surgiu a reserva militar de Vale Barqueiros. Foi dado este nome pois para fazerem a passagem dos militares para o referido castelo era necessária a travessia da Ribeira de Seda e para isso existiam os barqueiros que eram indivíduos com pequenos barcos que transportavam os militares para ambas as margens.

 

Mais tarde já no séc. XIX, em 1836, todas as Ordens Militares e Religiosas foram extintas em Portugal e a reserva militar de Vale Barqueiros foi nacionalizada. Então em 1853, um nobre de Seda de seu nome Joaquim Barradas comprou a propriedade ao estado passando esta a chamar-se Herdade de Vale Barqueiros.

 

Durante mais de um século pertenceu a esta família até que em 1986 foi comprada pelo Comendador Vasco Faria que a transformou no lugar paradisíaco que hoje é. Com uma forte ligação à área agrícola, mais propriamente à viticultura, o atual proprietário e respetiva família colocaram todo o seu conhecimento no desenvolvimento da vinha e do vinho e mais tarde num extenso olival, sobreiro e pinheiros mansos entre os mais de 800ha que constituem a propriedade.